Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Black & gray

Porque a vida não é só "preto e branco". O cinzento também existe. E é a possibilidade de podermos optar pelo cinzento, em tantas situações, que torna a nossa vivencia tão rica.

Black & gray

Porque a vida não é só "preto e branco". O cinzento também existe. E é a possibilidade de podermos optar pelo cinzento, em tantas situações, que torna a nossa vivencia tão rica.

01.Ago.17

Ser comercial não é fácil

Fui comercial quase desde que ingressei no mercado de trabalho mas tenho reparado que, para além da dificuldade em vender, o respeito pela nossa profissão tem diminuido a olhos vistos.

Penso que em grande parte, as operadores de telecomunicações e as vendas agressivas caracteristicas deste novo marketing têm tornado os consumidores mais desconfiados e menos comprometidos.

Mas eu não mereceia isto. Sempre respeitei os meus clientes e, mesmo sendo contra a máxima que o "cliente tem sempre razão", sempre lhes dei o benefício da dúvida e os tratei com o devido respeito que mereciam. Mesmo que não fechasse negócio, a porta ficaria sempre aberta pela empatia que conseguia criar com eles.

Ultimamente tenho reparado que "abusam de nós" até precisarem e depois deitam fora sem pedir licença.

Hoje em dia comparo o processo comercial ao de uma relação amorosa (mas daquelas com final triste).

  • O primeiro olhar

O cliente contacta-nos para saber orçamento, faz-nos perguntas, delicia-se com as nossas respostas.

Tudo o que dizemos tem interesse. Entendemo-nos perfeitamente, as nossas expectativas são as mesmas (apesar de estarmos de lados opostos da barricada). E marca-se o primeiro encontro (que é dizer, uma reunião para apresentação do orçamento).

Como diz a minha mãe, aqui ainda a arca cheira a bolos.

 

  • O namoro

As coisa correm bem no "first date". O orçamento agradou. Tudo está bem quando acaba bem. Marca-se novo encontro (para dar feedback após comparação com outras alternativas).

 

  • O silêncio

E é aqui que a coisa começa a descambar. Por mil razões ou nenhuma, após comparação com a concorrência, o melhor é não deixar isto alongar. Surge então o silencio, o vazio. Os telemóveis deixam de chamar e o mails não tem resposta. Se nos dirigirmos ao cliente, o responsável não está, saiu em viagem. E fomos assim jogados no lixo. O que era bonito, afinal foi só uma ilusão.

 

Por favor, não custa nada dizer que conseguiram melhor, que desistiram da ideia, que não foram com a nossa cara ou que se tivesse ido de mini saia em vez de calças a coisa tinha resultado diferente... Mas, please, dêem uma satisfação. Afinal só conseguiram comparar porque também fizemos parte dessa lista de eventuais fornecedores.

 

#Respeitemoscomerciais

Desculpem o desabafo.